Cabo de Santo Agostinho, PE

Gaibu, Cabo de Santo Agostinho, PE

Casa do velho farol, Nazaré, Suape, Cabo de Santo Agostinho.


Antiga casa do faroleiro, Cabo de Santo Agostinho, PE
O Cabo de Santo Agostinho é um município brasileiro do estado de Pernambuco pertencente à Região Metropolitana do Recife. Localiza-se a uma latitude08º17'12" sul e a uma logitude 35º02'06" oeste, estando a uma altitude de 29 metros. Sua população estimada em 2004 era de 166 286 habitantes, habitando uma área de 448,49 km².
Antiga casa do faroleiro, Cabo de Santo Agostinho, PE

Antigo farol de Nazaré, Cabo de Santo Agostinho PE, desativado em 1937.

A história do Cabo de Santo Agostinho se inicia bem antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Assim como boa parte do território brasileiro, o Cabo era povoado por índios Caetés.
O navegador e explorador Vicente Yáñez Pinzón - integrou a primeira Armada de Cristóvão Colombo que descobriu a América em 1492, tendo comandado a caravela Niña --- com uma esquadra de quatro caravelas alcançou por primeira vez a costa do Brasil, junto de um grande promontório, o cabo de Santo Agostinho, ao qual chamou de Santa María de la Consolación e do qual tomou posse para a Espanha em 20 de janeiro de 1500. Fonte: Martín Fernández de Navarrete:"Viaje de Vicente Yáñez Pinzón".
As primeiras povoações chamadas de Arraial do Cabo surgiram na segunda metade do século XVI. Formado pela Igreja Matriz de Sto Antônio e casas esparsas.
Em 1560 João Pais Barreto instituiu o primeiro Morgado no Brasil e lhe deu o nome de Nossa Senhora da Madre de Deus do Cabo de Santo Agostinho, vinculando o Engenho Madre de Deus, depois chamado de Engenho Velho. A escritura foi redigida em 28 de outubro de 1580.
Segundo afirma Sebastião de Vasconcelos Galvão, autor do Dicionário Iconográfico, Histórico e Estatístico de Pernambuco, o povoamento sede do Município vem de 1618; antes dessa data compunha-se de algumas casas esparsas, distantes uma das outras.
Transcorridos mais de duzentos anos de ter sido a Povoação de Santo Agostinho elevada à predicação de Paróquia é que foi criada a Vila do Cabo de Santo Agostinho, por força do alvará de 27 de julho de 1811 e Provisão Régia de 15 de fevereiro de 1812, enviada ao então governador da Província, o General Caetano Pinto de Miranda Montenegro.
Sua instalação, no entanto, ocorreu em 18 de fevereiro de 1812, pelo ouvidor e corregedor-geral da Comarca de Recife, o Doutor Clemente Ferreira de França. Foi elevada a categoria de cidade a então Vila do Cabo de Santo Agostinho em 9 de julho de 1877, pela lei provincial nº. 1.269, para a denominação de Município de Santo Agostinho do Cabo.
Lagoa do Zumbi, Cabo de Santo Agostinho, PE



O Cabo teve sua economia centrada no desenvolvimento da monocultura da cana-de-açúcar, a partir de 1570, com a doação de sesmarias ao longo do rio Pirapama. Tendo João Paes ocupado as terras a ele concedida em 1571, ao sul do Rio Araçuagipe (Pirapama), funda o primeiro engenho banguê que denominou Madre de Deus (hoje, Engenho Velho), o mais antigo centro açucareiro da Região. Mais tarde, com a criação de novos engenhos, o Cabo passa a representar o poderio econômico de Província de Pernambuco, época em que a cana-de-açúcar representava a força de crescimento do país.
Wikipedia


Igreja de Santo Antônio, Cabo de Santo Agostinho, PE

Antiga prefeitura do Cabo de Santo Agostinho PE 

Antiga prefeitura do Cabo de Santo Agostinho PE





Atual prefeitura do Cabo de Santo Agostinho PE


Emília em Calhetas, Gaibu Cabo de Santo agostinho, PE

Raissa e Emília em Calhetas, Gaibu, Cabo de Santo Agostinho, PE

Calhetas, Gaibu, Cabo de Santo Agostinho, PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário